Canaa dos Carajas

Canaã dos Carajás é a cidade do Brasil que mais cresceu nos últimos 12 anos

A OMEGA SERVIÇOS EM SAÚDE faz parte da história da cidade que mais cresceu no Brasil! De acordo com o Censo 2022, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgado no final de junho, Canaã dos Carajás tem a população de 77.079 pessoas, o que representa um aumento de 188,51% em comparação ao Censo de 2010. E apenas 12% dos moradores são nascidos no município no interior do Pará.

A cidade que mais cresceu, proporcionalmente, nos últimos 12 anos é um município no sudeste do estado, com 3.146,821 km² de território, distante 777,7 quilômetros da capital Belém. A pesquisa ainda aponta que a cidade tem uma densidade demográfica de 24,49 habitantes por km² e uma média de 3,15 moradores por residência.

O principal indicativo do crescimento da cidade é a busca por empregos no setor de mineração, que atrai migrantes de outros estados brasileiros. E é neste cenário que a OMEGA está presente, dentro das instalações da Mina do Sossego, atuando com profissionais comprometidos e treinados para promover saúde, atuar na prevenção de acidentes e preservação do bioma local.

Para Marcelo Santos, um dos proprietários da OMEGA, essa notícia foi bem recebida, principalmente ao analisar que a empresa leva desenvolvimento aliado à responsabilidade a todas as comunidades onde chega. “Sentimos que nosso time de colaboradores, principalmente do Pará, tem bastante orgulho de pertencer à OMEGA. Conseguimos possibilitar emprego e renda com dignidade e oportunidade para que nossos profissionais cuidem de suas famílias e cresçam como profissionais e cidadãos”, analisa o empresário.

Além de Canaã, a OMEGA ainda está em Parauapebas, Marabá e Ourilândia do Norte, empregando mais de 400 pessoas no estado.

Canaa dos Carajas

Origem

Entre os moradores de Canaã, 50,7% são de outras cidades do Pará e 36,6% de outros estados brasileiros. A principal origem fora do Pará é o Maranhão, seguida por Tocantins e Goiás.

História

O Município de Canaã dos Carajás nasceu a partir da criação de um assentamento agrícola no Estado do Pará. O Projeto de Assentamento Carajás, localizado na região sudeste do estado, foi implantado em 1982, pelo Grupo Executivo das Terras do Araguaia e Tocantins (GETAT), do Governo Federal, com o objetivo de atenuar os conflitos pela posse da terra na região.

Na década de 90, Canaã dos Carajás tinha uma formação basicamente agropecuária. Sua economia girava em torno da cultura do arroz, milho, feijão e na cadeia do leite e do gado de corte. No fim do milênio, com a descoberta de jazidas minerais de cobre, níquel e ferro no município, Canaã dos Carajás começou a receber trabalhadores para implantação de minas e usinas de beneficiamento e processamento do minério. Explorando o cobre, a mina de Sossego foi a primeira a ser construída, com início de suas operações em 2003.

O cobre é utilizado na geração e na transmissão de energia, em fiações e em equipamentos eletrônicos. O ferro é outro minério importante em Canaã dos Carajás, que abriga o projeto S11D, considerado o maior projeto de minério de ferro da história da mineradora Vale. O projeto tem uma capacidade de produção de 90 milhões de toneladas por ano, com um teor médio de 66,7% de ferro. O minério é utilizado na fabricação de aço, que é empregado em diversas indústrias e construções.

A arrecadação do município chegou a ser 34 vezes maior em 2020 do que o registrado em 2016, por conta das arrecadações com royalties ligados à mineração.

As estimativas do IBGE em 2020 apontavam que Canaã tinha o maior Produto Interno Bruto (PIB) do país: R$591.101,11.