Bombeiros da OMEGA estão preparados para combater incêndios no Pará, um dos estados que mais concentram queimadas no Brasil

Bombeiros da OMEGA estão preparados para combater incêndios no Pará, um dos estados que mais concentra queimadas no Brasil

No país há um​a grande quantidade de queimadas, principalmente nos biomas Amazônia e Cerrado. Alguns fatores têm agravado esse cenário, como o aquecimento global e o desmatamento. Dados do Monitor do Fogo do MapBiomas divulgados em janeiro, confirmam que em 2022 uma área do tamanho do Acre foi queimada no Brasil. Segundo o levantamento, 16,3 milhões de hectares foram atingidos pelas chamas, cerca de 2,8 milhões de hectares só de área de floresta, sendo que só a Amazônia e o Cerrado concentram 95% desse total. O Pará foi o que mais queimou entre os estados amazônicos.

Para termos uma ideia, o estado foi responsável por 38% dos incêndios na Amazônia em agosto de 2022, um dos meses mais críticos do período. E é nesse cenário que os bombeiros da OMEGA SERVIÇOS EM SAÚDE atuam capacitados e prontos para atender a qualquer emergência na região.

Agora, no inverno, as queimadas se propagam mais rápido com o tempo seco e, segundo especialistas, são reflexo do aumento do desmatamento na Amazônia.

“É uma região onde as pessoas ainda usam muito o fogo para limpar, manejar as pastagens, então tem muitas fontes de ignição na paisagem. Isso faz com que as florestas dessa região fiquem mais vulneráveis ao fogo, mais inflamáveis”, explica Ane Alencar, pesquisadora do MapBiomas, em entrevista ao g1 em agosto.

Parceria com Bombeiros do estado

Recentemente nosso efetivo passou pelo curso de Combate a Incêndio Florestal, envolvendo profissionais do Núcleo de Gestão Integrada ICMBio Carajás e Corpo de Bombeiros Militar, entre outras entidades, com o objetivo de manter as equipes atualizadas e entrosadas em necessidade de força-tarefa na região, inclusive com simulações em resgate APH em helicóptero e nossas ambulâncias.

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Pará (CBMPA) integra o Projeto Fundo Amazônia – Pará Combatendo os Incêndios Florestais e Queimadas Não Autorizadas, atuando com monitoramento e controle.

Os recursos são destinados a 14 unidades do CBMPA, localizadas nos seguintes municípios: Marabá, Itaituba, Castanhal, Tucuruí, Redenção, Altamira, Santarém, Abaetetuba, Parauapebas, Paragominas, Tailândia, Vigia, Salvaterra e Canaã dos Carajás. Desses municípios, a OMEGA está presente em Marabá, Parauapebas e Canaã dos Carajás, levando saúde, segurança e combate a incêndio e aumentando seu poder de resposta com parcerias desse tipo.

“Nossos bombeiros estão treinados com o que há de mais moderno em táticas de combate e salvamento. Desde normas internacionais, até treinamentos como esses, em parceria com o CBMPA, que tem a capacidade de alinhar os trabalhos dentro das empresas e imediações onde atuamos, colaborando para o salvamento de áreas de um bioma importantíssimo como a floresta amazônica. Enquanto muitos bombeiros civis têm suas atividades focadas dentro de uma empresa, os nossos vão além, capazes de impactar positivamente nas regiões onde estamos, aumentando as chances de salvar vidas em qualquer lugar”, reforça o proprietário da OMEGA, Dr. José Francisco Ferreira Santos.   

Hoje, o Pará é um dos estados em que há maior presença da OMEGA, o que motiva os diretores da empresa sobre a necessidade de atuar positivamente na região.

Pará

O Pará é o segundo maior estado brasileiro e o mais populoso de todo o bioma Amazônia. Ao todo, são 144 municípios em uma área 1,2 milhões de Km² e uma população estimada de 8,1 milhões de habitantes, segundo o último Censo, de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).