Uma empresa que se preocupa verdadeiramente com seus colaboradores não é aquela que realiza palestras apenas em datas obrigatórias, mas que busca soluções para atender e acolher seus funcionários o ano inteiro. Pensando nisso, a OMEGA SERVIÇOS EM SAÚDE acaba de criar um espaço totalmente voltado para a saúde mental do colaborador da região de Parauapebas/PA, como um projeto-piloto.
Esta foi uma importante ação tomada pela diretoria dentro do Setembro Amarelo, mês de conscientização sobre a valorização da vida, em que o mundo todo fala da prevenção dos males da alma, que culmina na desistência da vida, nos casos mais graves.
Atentos às necessidades reais de prevenção e acolhimento, demos início ao projeto que implanta uma Clínica Escola, com uma equipe de cinco estagiários da FADESA (Faculdade para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia) e supervisão do professor Melki Lima, que vão atuar com foco no clima organizacional da OMEGA. O projeto deve se encerrar em dezembro, com a entrega de um relatório de diagnóstico e planejamento para a tomada de decisão para a implantação definitiva do programa continuado para 2024.
“Esse é o embrião de uma ação que pode avançar para a companhia inteira, mas entendemos que dar o primeiro passo é o importante. Compreendemos a necessidade de cuidar bem da nossa equipe e começamos a desenvolver o sistema. Somos uma empresa GPTW (Great Place To Work – ótima empresa para trabalhar) e fazemos jus ao título, buscando cada vez mais soluções para atuar com os melhores talentos”, explica um dos diretores da OMEGA, Marcelo Santos.
À frente do projeto local está a bombeira líder, Luana Nascimento, colaboradora da OMEGA há um ano, mas que já atua na mineração há mais de uma década e conhece bem a rotina e as necessidades peculiares das funções.
A mineração é uma das áreas em que a OMEGA tem ampla experiência, oferecendo o melhor time de resposta a emergências do Brasil.
Junto com Luana estão os estudantes Ana Mendes, Joyce Santos, Mariana Martins e Rubson Marques.
Cultura
Luana, que está no último ano da graduação de Psicologia, apresentou a ideia à diretoria, que prontamente encontrou estrutura no escritório para implantar o espaço, onde vai funcionar a Clínica Escola, como explica. “A princípio vamos ouvir as pessoas sobre assuntos relacionados ao clima organizacional, conflitos de gestão, dificuldades de relacionamento entre os colegas e outras ações pertinentes ao ambiente de trabalho. Eu não vou atender devido à proximidade com os funcionários, mas para isso teremos os alunos capacitados e, em casos específicos faremos o devido encaminhamento ao atendimento clínico, também disponibilizado pela FADESA”.
O atendimento se dará a fim de conhecer e ouvir os colaboradores daquela região, em atendimento com o objetivo de escutar, acolher e entender o ambiente em que está inserido, fortalecendo as equipes, cuidando da saúde mental do time e praticar a cultura da empresa, que é cuidar da vida em todos os sentidos – do atendimento de emergências à prevenção de doenças.
“Gerir pessoas não é fácil, mas quando elas estão motivadas, o resultado é melhor”, analisa Luana.
Para inaugurar o espaço em setembro, já foram realizados DSS (Diálogos de Saúde e Segurança) com foco em saúde mental. Um deles, a ‘Dinâmica do Coração’, fez com que o colaborador refletisse sobre o autocuidado.